FAQ do Powergame

 

  • O que é o Powergame? Ele roda em 486?

    Bem, o Powergame é um dos melhores RPGs de super-heróis que existe. Ele é, como todo RPG, jogado apenas com o livro de regras, dados, e alguns amigos. Se você quer saber mais sobre RPGs, vá até O Que é RPG?, por Marcelo Sarsur, indicado na página anterior.

  • Quanto eu pago para registrar o Powergame?

    O Powergame é um sistema gratuito, e, como tal, não é necessário nenhum registro ou coisa semelhante. Mas eu ficaria contente (e aposto que Mikko Kauppinen, também) se você distribuísse o texto a todos os seus amigos, ou mandasse um e-mail dando a sua opinião, ou ambos.

  • Como eu escolho os atributos básicos? Há um número definido, ou eu rolo nos dados o NP de cada um?

    Cada atributo começa em NP 1, e pode ser aumentado colocando super-poderes que ampliam atributos. Você rola dados apenas se o personagem for um deus, como o Thor, mas acho que este não é o caso... Se um certo personagem decide ter mais NPs em Força, ele gasta um de seus atributos (3, se o método de geração for SAP, ou outro, se ele rolou 1d6 poderes) e rola um dado (ou fica com NP 3, 4 ou 5, se usar SAP). Este valor agora equivale a Força. Entendeu? Um exemplo:
    * Murilo quer que seu personagem, Dragão, possua mais Agilidade que uma pessoa normal. Seu atributo Agilidade iniciou como NP 1, e ele decide usar um de seus 4 poderes para ampliá-lo. Marcelo oferece NP 3 como nível, mas Murilo decide rolar a sorto nos dados. Ele rola, e tira um 6! Ele agora é dono de um dos mais ágeis seres vivos do Universo inteiro!

  • Que dado eu rolo pra atacar, defender e esquivar? Quantos dados eu rolo pra isso? Como eu vejo o dano?

    Os ataques, defesas, esquivas e dano do Powergame são diferentes dos outros sistemas de RPG. Em Powergame, você ataca usando sua Força (para ataques corpo-a-corpo), Agilidade (para ataques à distância e com armas de fogo), Psiquê (para ataques mentais) ou um poder específico (caso de super-poderes como Causar Doença - casos raros usam apenas o poder - poderes de dano, como Lasers, usam Agilidade, e ataques mentais usam Psiquê). Para se esquivar, use Agilidade para ataques corpo-a-corpo e à longa distância, e Psiquê para ataques mentais. Super-poderes podem ser usados também, como Super-saltos, Super-acrobacia ou Intangibilidade, mas estes também são casos raros. E quanto ao dano, ele não existe em Powergame! O GM determina, após o teste de Proteção, em caso de falha, e conforme a quantidade de golpes desferidos, se o personagem agüenta mais ou se desmaia (ou morre...). Eu uso o seguinte sistema: quando um personagem sofre um golpe, eu olho quanto ele possui no atributo Saúde. Se ele sofreu um dano muito brutal, ele faz um teste, jogando contra uma dificuldade determinada como o NP do ataque. Se ele falhar, o personagem desmaiará, e pode morrer se não for socorrido. Agora, se a questão é alguém de Saúde NP 1 sofrendo um disparo de NP 5, e tendo Proteção em NP 1... Você vai ver apenas as cinzas do personagem...

  • A seção 6 ( Seção do GM ), tem várias tabelas de super-poderes, raças, origem, mas tudo para ser escolhido aleatoriamente. Eu sou obrigado a usar aquilo pra fazer meu personagem?

    Não, não, você não é obrigado a nada... As tabelas da Seção 6 podem ser usadas apenas para elaborar Personagens do GM, ou economizar tempo na criação de antecedentes do personagem. Imagine se você acaba gerando um Psi Alienígena criado por alguém que controla a água! Use as tabelas se quiser, ou ignore-as completamente.

  • Como funciona o Atributo Força? Ele determina também a capacidade de luta? Mas o Capitão América não luta bem melhor que o Hulk, por exemplo, embora seja mais fraco?

    O Atributo Força também funciona como capacidade de luta corpo-a-corpo, e não concordo de todo com esta afirmação. Mas em vários sistemas de jogo que não empregam perícias com valores definidos, como o AD&D, por exemplo, a Força determina a habilidade de luta corporal, também. Você pode continuar usando a Força como atributo de combate, partindo da idéia de que, se você é mais forte, você pode atacar mais facilmente, ou empregar a Agilidade como atributo de ataque, e usar a Força apenas para danos. A escolha é sua.

  • Você pode colocar mais de uma Coisa Boa em um Atributo, aumentando o bônus dado acima de +1? E você pode adicionar uma Coisa Boa em um atributo acima de 1, como 3d+2, etc?

    Pelas regras do Powergame, não, e possui várias razões lógicas para ser assim. As Coisas Boas como ampliadores de atributos não devem ultrapassar +1 para evitar o uso indevido de Coisas Boas (um personagem manco, cego, pobre, analfabeto, mas repleto de bônus +1), e também evitar jogadas de dado "viciadas": o que você prefere jogar, 2 dados ou 1d6+6? Mesmo para fins de diferenciar níveis de poder diferentes, os bônus de +1 devem continuar sendo usados apenas em atributos de NP 1, ou o joga fica desequilibrado. Se você decidir violar esta regra (o que é uma escolha pessoal), assuma as conseqüências.

  • E um bônus de +2? É pequeno se comparado a +1, e não deixaria os dados "viciados"...

    Mesmo sendo um bônus pequeno, +2 já desequilibraria a situação. Imagine uma batalha entre Joe, o bandido extraordinário (1d+2 em Agilidade) e Mark Chateau, o herói sanguinário do exemplo de combate. Mak dispara com sua calibre .12 em Joe, conseguindo 3 como resultado final. O bandido tira um 1 no dado, mas graças a seu incrível bônus, escapa de uma situação que acabaria com sua longa vida de crimes. Como você vê, não importa se o bônus é de +2, +3 ou +7, a questão é que o valor de NP 2 não seria o mesmo se fosse possível um bônus desse. Se você deseja alguém acima da média humana, use NP 1+1, e, se o sujeito possui o mesmo talento que um atleta olímpico, use NP 2. E fim de papo.

  • Por que uma pistola .38 causa o mesmo dano que uma escopeta, pelas regras do Powergame? Afinal, qual a vantagem de usar uma arma pesada ao invés de um simples revólver calibre 22?

    Tudo bem que as armas de fogo, não importa o calibre ou o tipo de munição, causem sempre dano de NP 3. A diferença entre as armas pesadas, automáticas, semi-automática e comuns, você pode encontrar no suplemento Manual de Armas e Veículos 1.

  • O Batman é um dos maiores super-heróis do planeta no Universo DC. Mas ele, pelas regras do Powergame, é apenas um humano, e pode possuir atributos de no máximo NP 2. Isto está certo, ou devo conceder-lhe atributos em NP 3, ou dar a ele bônus de Coisas Boas superiores a +1?

    Eu sou um dos maiores fãs do Batman, mas quando o assunto é Powergame, as regras são muito claras: personagens humanos podem possuir no máximo NP 2 em seus atributos, sendo este número o máximo em desenvolvimento humano normal. E você pode notar a superioridade de um humano com atributos em NP 2 lendo o exemplo dado na parte de combates, no livro básico. Pessoalmente, eu daria ao Batman vários atributos em NP 2, inclusive Força, Agilidade e Raciocínio, mas nada acima de 2.

  • Já que os atributos do Batman não podem ser aumentados acima de NP 2, eu posso dar a ele super-perícias de combate?

    Sim, você pode destinar alguns dos poderes em NP 2 rolados em 1d6 para super-perícias de combate. O Batman, na minha humilde opinião, teria Agilidade 2, Força 2, Saúde 1+1, Carisma 1+1, Raciocínio 2 e Psiquê 2. Ele pode, sim, ter como super-perícias Combate Desarmado NP 2 e Investigação NP 2, o que o tornaria o maior detetive e lutador de todos os tempos. Quem sabe, uma lista de personagens prontos não cairia bem...

  • Quando teremos novos artigos para o Powergame?

    Bem, estamos aguardando uma nova versão do Powergame em breve. Ela está sendo elaborada por Mikko Kauppinen, e responderá várias das dúvidas acima... Assim que esta versão for lançada por ele, o processo de tradução vai começar. Mais informações podem ser conseguidas no site de Mikko Kauppinen, assinando-se a Powergame Mailing List.

  • Eu tenho material para publicar, sobre Powergame ou outro RPG. Como eu faço?

    Primeiro, escreva para msarsur@hotmail.com, explicando a origem e o conteúdo do material. Apenas envie material se solicitado! Se você já fez um contato anterior, pode enviar, mas o conteúdo enviado deve ser de sua autoria, poder ser publicado na página sem ônus, e ser livre para cópias sem fins lucrativos, como todos os artigos da RPG.br.

 

Volta à Página Anterior