- DroideS -

Um suplemento para
Powergame ® 5a Edição

Por Hugo Luigi

 

Na maioria das histórias em quadrinhos e filmes de ficção, é grande a quantidade de cyborgues e andróides (Droides). Nesse suplemento para Powergame você vai encontrar regras para criação de personagens cyborgues e Droides, para que você possa utilizá-los em sua campanha.

Tipos de Droide

Existe uma grande infinidade de tipos de Droides, cada um executando uma tarefa diferente. Falarei apenas dos modelos básicos para o jogo :

Droide de manutenção técnica
São os mais comuns, criados para consertar computadores e máquinas de grande e pequeno porte. Esses Droides geralmente são um pouco menor que um homem, muitos possuem 4 ou mais braços munidos de ferramentas e sensores que são usados em suas tarefas.

Configuração básica: 1.50 m; 80 kg; 6 braços (sendo os dois superiores compostos por mãos com três dedos); os segundos membros possuem maçarico, ferro de solda, e todo o tipo de chaves de fenda e outras ferramentas técnicas; os membros inferiores possuem scanner, serras laser e plugues para conexão. Softwares de reparos, defesas de sistemas, e um banco de dados com fichas técnicas de mais de um milhão de máquinas e programas de computador.

Droide de combate (ou Droide policial)
Esses Droides são utilizados pela força policial, ou como seguranças particulares. Medem em média dois metros e meio de altura, alguns chegam até aos três. Esses Droides são ágeis e possuem em geral um bom poder de fogo.

Configuração básica: 3 m; 400 kg; dois braços; geralmente possuem uma arma embutida no braço esquerdo (ou em ambos os braços). Essa arma pode variar de um pistola leve (NP 3) para um lança foguetes (NP 4); possuem visão em infravermelho e sensores de calor; seus dedos são equipados com garras metálicas cortantes. Esses Droides possuem em seu banco de dados todas as leis existentes de qualquer país, e são fluentes em várias línguas.

Droide de combate pesado
Droides grandes, usados pelo Exército e pelas Forças Especiais do Governo, chegam até aos oito metros de altura. Esses Droides são criados para matar e destruir e são enviados a missões suicidas.

Configuração básica: 7.50 m; 1000 kg; dois ou quatro braços; membros superiores com mãos de cinco dedos munidos de garras de titânio altamente cortantes; espadas lasers e armas leves (NP 3) em ambos os membros superiores; membros inferiores com armamento pesado no lugar das mãos (NP 5), lança-granadas, lança-chamas e lança-foguetes. Seu corpo é coberto por uma blindagem energética (NP 5).

Droide espião
Esses pequenos Droides geralmente possuem um corpo esférico com visão de 360 graus , não possuem pernas nem braços e se movimentam por um sistema de anti-gravidade. São usados pelo Exército e agentes do governo, e geralmente por espiões.

Configuração básica: 0.50 m; 30 kg; nenhum membro; olhos telescópicos com alcance máximo de 800 metros; visão térmica; infravermelho; máquinas fotográficas; scanners de corpo; câmeras; camuflagem ambiental; uma pequena arma leve embutida no centro do corpo do Droide (NP 2); decodificares de voz e microfones para gravação.

 

Criação de personagens Droides

1.1 - Atributos: Os Droides possuem atributos básicos iniciais 2, mas podem ser maiores dependendo da categoria do Droide - é claro que a força de um Droide de combate pesado é maior que a de um Droide de manutenção técnica. Os atributos Carisma e Psiquê vão depender também da área em que o Droide foi desenvolvido para atuar, mas o GM não deve permitir que Droides possuam altos valores nesses atributos.

1.2 Atributos Secundários: Todos os Droides, principalmente os de combate, possuem o atributo Velocidade com nível 1. Apenas Droides pequenos como os de espionagem podem possuir Velocidade maior que 1, e só com a permissão do GM poderá ser criado um personagem Droide de combate com velocidade maior que 1. O atributo secundário Proteção será cada vez maior dependendo do tipo de Droide, sendo que Droides de combate possuem uma alta proteção

1.3 Super-poderes: Droides não possuem super-poderes, a não ser que haja um bom motivo para eles existirem, e mesmo assim o GM terá que aprovar.

1.4 Coisas Boas/Más (configuração): Você pode criar várias Coisas Boas/Más que um Droide pode possuir. Por exemplo, um Droide com visão infravermelha ou com sensores de calor é considerado um Droide com Coisas Boas, enquanto um que seja vulnerável a água, ou possua apenas um braço ou nenhum é considerado um Droide com Coisas Más. Basta olhar a configuração de cada Droide para ter algumas idéias.

1.5 Perícias (configuração/softwares): Todos os softwares instalados em um Droide podem ser considerados como Perícias. Um Droide policial pode possuir as Perícias Caratê e Armas de fogo, por exemplo.

 

Os Droides na campanha

Droides são máquinas que foram programadas pelo homem (ou por alienígenas) para servirem aos seus propósitos. Mas como jogar com personagem que são máquinas programadas?... É bastante simples: para um Droide ser um PJ ele deve ter falhas na sua programação, ou seja, ele adquiriu vontade própria ou foi programado simplesmente para tê-la, esse é um bom motivo para explicar o raciocínio e vontade própria dos Droides. Outro motivo poderia ser dado, como algo sobrenatural - o espírito de um herói morto possuiu de alguma forma o corpo do Droide, ou um feiticeiro jogou um encanto e aprisionou a mente de algum humano no corpo metálico do Droide, ou o Droide pode ter vindo de um planeta de metal onde todos os seus habitantes eram Droides iguais a ele...

 

Exemplo de Droide

Nome: ED 209	                              Nacionalidade: Norte-americano
Sexo & Raça (modelo): Droide de combate       Base de operações: Detroit 	
Família: Linha de produção 209                Inimigos: Robocop e cidadãos de Detroit

Antecedentes : Construído para enfrentar o crime em Detroit, 
o ED 209 demonstrou falhas em sua programação.

Nota : Estou usando o ED 209 do filme Robocop porque ele é
um bom exemplo de um Droide de combate, mas é lógico que existem muitos outros.

ATRIBUTOS BÁSICOS            ATRIBUTOS SECUNDÁRIOS            COISAS BOAS/MÁS
Agilidade: 2			Proteção: 4  	              Não possui mãos
Força: 3			Velocidade: 1		      Não sabe descer escadas
Saúde: 3						      Contatos na OCP
Carisma: 0					              Sensores de calor
Raciocínio: 2
Psiquê: 1

PERÍCIAS (softwares)		       EQUIPAMENTOS
Conhecimento legal        Duas metralhadoras pesadas M-55 (NP 5) 
Armas de fogo             e Lança-mísseis AT-4 'Spigot' (NT 5) 

 

Cyborgues

Cyborgues são seres humanos que possuem partes do corpo mecânico. Os cyborgues também podem ser seres com super poderes, nas HQs há vários exemplos de personagens assim. Para criar cyborgues usamos os mesmos métodos de criação convencional, exceto pelos super-poderes: personagens cyborgues só podem possuir 2 super poderes. Cada parte biônica será escrita em Coisas Boas/Más. As pastes biônicas poderão aumentar os valores dos atributos básicos e secundários. Cada personagem poderá possuir quantas partes mecânicas quanto seu criador desejar. As partes biônicas são abastecidas com a energia vital que o corpo do ser humano produz. A seguir você terá uma lista de partes biônicas e alguns acessórios seus bônus nos atributos e seus NPs.

Membro            		Bônus NP            		NP
..........................................................................................
Braço biônico			+2 na Força			2
Mão biônica			+1 na agilidade (quando  	1 
				usar a mão)			
Olho biônico			+2 no raciocínio     		0
Olho biônico c\ infra vermelho	+2 no raciocínio e visão   	0
				no escuro  
Garras metálicas		***				dano 3
Olho biônico c\ laser		***				dano 3
Braço canhão 			+1 na força			dano 4
Chip de conhecimento		+1 na Psiquê 			0
Perna biônica			+2 na Velocidade		0
Pele metálica			+2 na proteção (corpo       	4
			        inteiro)
Perna c\ jato			Vôo				0
Canhão de ombro embutido	***				dano 3
Tronco e peito biônico		+3 na proteção (apenas     	5 
				tronco e peito)
Tentáculos biônicos (no lugar   -1 carisma                     	2
do braço)		
Canhão embutido de peito	***				5
Radar craniano			+3 no raciocínio		0
Pernas de aranha (8 pernas)	+3 na velocidade		0

 

Protótipos

Não poderia faltar nesse suplemento para a criação de personagens Droides uma lista de protótipos de armas letais e ultra poderosas. Nenhuma delas existe no mundo real e algumas (senão todas) são muito poderosas e podem desequilibrar o jogo, podendo ser proibidas se o GM desejar.

  • Death 355 (DT 355): Uma arma poderosa que dispara capsulas de titânio com explosivos e fragmentos envenenados. Dano 4, Alcance 1, Capacidade 30, Peso 1 kg

  • JLPJ-B2 (B2): Disparador de mini-mísseis altamente poderoso. Dano 4, Alcance 2, Capacidade 8, Peso 1.5 kg
  • Metralhadoras especiais (M-55): Grandes e pesadas metralhadoras com projeteis de 30cm letais, chega a disparar 10000 balas por minuto (Iguais ao de ED209). Dano 5, Alcance 2, Capacidade 20.000, Peso 7 kg
  • BatHunter 240XT (Bat240XT): Essa arma mortífera lança disparos de microondas capazes de ultrapassar as mais poderosas proteções. Dano 4, Alcance 3, Capacidade 20, Peso 2.5 kg
  • Black Eagle (BE0-828): Essa arma embutida é a mais mortal de sua categoria. Dano 4, Alcance 1, Capacidade 30, Peso 1 kg
  • Del-04AMX (AMX): Um poderoso lança foguetes embutido pequeno o bastante ser colocado nos pulsos do usuário. Dano 5, Alcance 4, Capacidade 10, Peso 1 kg
  • Canhão de Plasma (CPP-5): Esse poderoso canhão dispara plasma e pode ser fatal até para o mais poderoso herói. Dano 6, Alcance 6, Capacidade 4, peso 3 kg
  • Canhão Anti-matéria (CAM-242): Esse poderosíssimo canhão pode destruir até uma lua ou um pequeno planeta. Dano 7, Alcance 7, Capacidade 2, peso 50 kg
  • Capsulas explosivas MV1 (CE-MV1): São cápsulas para serem arremessadas com as mãos (igual a uma granada). Dano 2, Alcance 1, Capacidade 2, peso 0.5 kg
  • Lasered (LR-00B): Laser super-poderoso anti-tanque. Dano 5, Alcance 5, Capacidade 12, peso 2.5 kg
  • Laminas vibratórias (Vibro): Muitos Droides e cyborgues usam espadas e facas vibratórios; esta é uma das mas comuns. Dano 2, Alcance 1, Capacidade 00, peso 2 kg
  • Laser paralisante (LPZ): Excelente para paralisar seres divinos e personagens do gênero. Dano 00 , Alcance 1, Capacidade 6, peso 1 kg
  • Traje especial para humanos e cyborgues (Melt-555): Trata-se de um traje de combate metálico (lembra o de Homem de Ferro). Equipada com um canhão de plasma em seu tórax, e Death 355 embutidas nos punhos, essa poderosa armadura possui Proteção 6, além de jatos em suas botas . Velocidade +1(andando), +2 (voando).
  • Traje Tytan2000 (T-2000): Traje equipado com Lasered em ambos os punhos, uma espada vibratória retrátil no braço direito (NP 2), e BatHunters. Possui visão infravermelha, visão de calor e binóculos especiais (até 500 metros de distância). Proteção 3, Velocidade 2
  • Traje Hellfire (T-Hell): Traje super-pesado para humanos e cyborgues. Lembra o Droide ED 209, tanto no tamanho quanto no design. Além dos braços munidos com metralhadoras M-55 existem dois canhões de ombro NP 3. Proteção 5, Velocidade 1.
  • Traje de transporte pesado (TPP-101): Exoesqueleto para transporte de cargas pesadas (lembram o de Alien 2). O personagem em um desses trajes ganha força +5, Velocidade 1.
  • Armadura sintética (S-W11): Feita de um plástico super resistente e leve, essa armadura é usada pela força policial por não ser muito cara e por sua flexibilidade. Proteção 3, Velocidade 1.
  • Luvas energéticas: São luvas metálicas que podem disparar laser, muito usadas por personagens humanos que não possuem poderes. Alcance 2, Capacidade 20, Dano 2, Peso 0,5 kg.
  • Óculos disparador: Semelhante a um óculos de mergulho, esse óculos produz um laser de NP 3, Alcance 1

     

    Aqui chega ao fim meu modesto suplemento para Powergame 5a edição, espero que tenha gostado do que leu e que as informações aqui contidas sirvam de alguma maneira para sua campanha.