- VIGILANTES -

Edição 1.0
Um suplemento para
Powergame ® 5ª Edição

Por Hugo Luigi



Personagens com super poderes são a principal atração do Powergame, porém as regras desse sistema permitem a criação de personagens normais. Então, por que não criar super heróis sem poder algum? Existem grandes exemplos de personagens sem poderes super poderosos, mas que são extremamente úteis aos grupos de super heróis.

1. Criação do personagem (extraído do livro básico Powergame 5ª edição)

"
Se você não gosta de jogar com outro super-herói ridiculamente poderoso e coberto de acessórios, há uma outra opção. Você pode escolher jogar com um "super normal," isto é, uma pessoa que tem treinado durante anos e anos até que seu desempenho físico e perícias selecionadas fiquem tão perto dos limites humanos possível. Personagens super normais bem conhecidos das histórias em quadrinhos incluem Batman, o Justiceiro e o Capitão América (sim, ele recebeu aquele soro, mas ele é ainda um super normal nos termos do Powergame). Cientistas brilhantes e outros humanos excepcionais também entram nesta categoria.

Nos termos do Powergame há três tipos de super normais: o super normal básico (exemplos são os três acima) e seus dois sub-tipos, o especialista super-perito, chamado de "gênio" (seu típico cientista excêntrico, que tem teorias tolas que sempre se tornam corretas, é claro) e o quase-normal "herói de ação" (James Bond e Indiana Jones são bons exemplos). O primeiro tipo ganha 1D6 poderes em NP 2 (ou simplesmente 3 poderes se você usa SAP), que são quase sempre usados para aumentar seus atributos básicos já que estes personagens raramente têm quaisquer poderes sobrenaturais. Eles poderiam ter alguns poderes relativamente baixos, como Senso de Perigo, Controle da Mente ou Telepatia NP 2, os quais poderiam ser explicados por poderes psíquicos latentes, treinamento de artes marciais orientais, etc.

O segundo tipo ganha uma única super-perícia, cujo nível é determinado por 1D6 (usando SAP, NP 3 é o que você consegue). Isto permite a ele fazer qualquer coisa relacionada com a perícia muito bem, sem o básico de seus atributos. Estes tipos são os Personagens do GM cientistas que quebram as leis da física ou algo assim. A super-perícia não pode ser física; se você quer um mestre do kung-fu você tem que criá-lo usando o primeiro tipo de PJ super normal. O terceiro tipo permite criar os heróis realmente normais, que não tem habilidades nem remotamente super-humanas. Comparados aos cidadãos normais, entretanto, eles deveriam parecer como vindos de Marte. Estes PJs ganham duas vezes mais Coisas Boas que os outros personagens .

Qual a vantagem em jogar com super normais, você deve estar perguntando. Eles são menos poderosos e não ganham nada em troca. A resposta é simples: não há vantagem alguma. Você joga com eles se gosta deles, ou se o GM decide guiar uma campanha de poder baixo.

Exemplo: Mark Chateau é um vigilante que tem dedicado sua vida a capturar criminosos. Ele teve um bocado de treinamento militar antes de começar sua caçada, e durante os anos ele apenas ficou melhor naquilo que ele faz. Ele foi criado usando as regras para o primeiro tipo de super normal. Sua Força, Agilidade e Saúde estão todas em NP 2, fazendo-o um oponente realmente formidável em combate. Ele tem uma vasta variedade de perícias, a maioria das quais são relacionadas a matar pessoas e fazer os corpos desaparecerem."

 


1.1 Pontos e bônus
A criação para personagens Vigilantes é exatamente igual à criação de personagens super normais(como visto acima), não recebem bônus nem pontos adicionais, portanto não há o que ser dito sobre isso.

1.2 Perícias

As perícias são o ponto principal dos personagens vigilantes. Você deve escolhe-las bem antes de começar a criar seu vigilante. Perícias que envolvam o uso do físico e força são muito úteis para um vigilante em uma grande cidade. Perícias mentais servem melhor para vigilantes que atuam com personagens superpoderosos que visitam outros planetas. Outra opção é misturar as perícias fazendo seu personagem saber um pouco de tudo (Batman por exemplo é um personagem assim), isso pode ser útil em uma campanha que exija agilidade e raciocínio, mas se você está em uma campanha do tipo Matar-matar-matar e matar, então o bom mesmo é um personagem apenas com parecias físicas. Aqui vão alguns exemplos das perícias que seu personagem pode possuir : Investigação, Criminalistica, Armas de fogo, Armas brancas, Acrobacias, Escalar, Boxe, Caratê, Judô, Primeiros socorros, Conhecimento do terreno, Tortura, Visão aguçada, Andar em silêncio, natação, Condução, Desfase, Ventriloquismo, Abrir portas, Destravar arlames, Computação...

1.3 Visual

O visual dos vigilantes é sem dúvida um dos pontos mais importantes durante a criação. procure dar um aspecto sombrio e assustador ao seu vigilante (novamente cito Batman como exemplo. Sabe, eu gosto desse cara !), você pode por também uma grande capa negra. Uma boa máscara também é essencial, mas não é indispensável, a máscara esconde a identidade do vigilante, mas pode também atrapalhar no meio de uma batalha. Agora o mais importante, o símbolo. Todo vigilante que se preze possui um bom símbolo estampado no peito. Portanto é melhor você pensar duas vezes antes de começar a criar seu vigilante.

1.4 Background

Todo vigilante possui uma ótima história por traz de sua cede por justiça. Procure dar uma boa razão para que um ser humano normal saia á noite caçando bandidos. Veja nos personagens dos quadrinhos, lá você vai encontrar uma ótima fonte para se inspirar na criação da background de seu personagem. Batman por exemplo, teve seus pais assassinados por dois marginais. Então um dia ele acidentalmente caiu em uma caverna subterrânea nas proximidades de sua mansão, essa caverna era habitada por grandes morcegos. Desde então ele se tornou o que é. Existem centenas de outros exemplos que como já disse, podem ser encontrados em qualquer revista de história em quadrinhos.

1.5 Nome

Nomes simples também dão uma maior ênfase, esqueça nomes como super-algumacoisa, ou ultra-àquilo. nomes simples para personagens vigilantes são o mais viável. Veja alguns exemplos : Batman(eu gosto mesmo desse cara!), Justiceiro, Solo, Nick Fury, Besouro Azul, Asa Noturna, Robin e muitos outros. Viu, quando der um nome ao seu vigilante procure um bem simples mas que se encaixe com seu personagem, isso pode ser cansativo, mas no final é compensador.

1.6 Coisas Boas/Más
As coisas Boas/Más são o ponto principal dos vigilantes. Coisas boas como contatos e aliados são indispensáveis. Ambidestria também é recomendável junto com Reputação, Riqueza ( pode ter certeza, se você quiser um vigilante é melhor que ele seja rico). As coisas más podem ser Sanguinolência e Excesso de Confiança, ou alguma fraqueza ou até uma Fobia que seu personagem possua. Aqui vão alguns exemplos das coisas Boas/Más que seu personagem pode possuir : Identidade Alternativa (todo vigilante deve possuir), Base secreta, Contatos, Aliados, Código de honra, Liderança, Bom senso, Reflexos ampliados, Sentidos ampliados, Inimigo mortal (todo vigilante deve possuir), Inimigos, Compulsão, Vítima inocente( o vigilante deve ter alguém para proteger), Culpa ( o vigilante se sente culpado pela morte de alguém), Inspirar confiança, Inspirar medo, Meio de transporte, Pobreza, Riqueza, Pop(adora aparecer em jornais televisões e todo meio de comunicação), Detesta jornalista...

1.7 Armas

Esse é o ponto que todos gostam, as armas de um vigilante podem variar de um bastão para uma bazuca, dependendo do gosto do criador. Procure fazer com que seu personagem seja especialista em um tipo de arma, não é muito legal um personagem ninja com conhecimento de armas de feixe. Portanto, seja querente na hora de armar seu personagem. A seguir você terá uma pequena lista de algumas armas para vigilantes :

Desert Eagle (.44 Magnum) - Dano 3, Alcance 1, Capacidade 8, Peso 1.8 kg (Manual de Armas e Veículos)
Taco de beisebol - Dano 1, Alcance 1, Peso 1.5 kg
Bastão - Dano 1, Alcance 1, Peso 1.0 k
Sai - Dano 1, Alcance 2(se arremessado), Peso 1.0 kg
Bumerangue -
Dano 0, Alcance 3, Peso 1.0 kg
Shuriken -
Dano 2, Alcance 2, Peso 0.3 kg
Capsulas explosivas - Dano 2, Alcance 1, Capacidade 1, Peso 0.5 kg
Dardos envenenados - Dano 1 (por rodada), Alcance 2, Peso 0.3 kg
Death 355 (DT 355) - Dano 4, Alcance 1, Capacidade 30, Peso 1.0 kg (Droides)

1.8 Equipamentos
Os vigilantes carregam quilos e quilos de equipamentos dos mais variados tipos. Alguns desses equipamentos são encontrados em qualquer lugar, outros porém são únicos e utilizados apenas por seus personagens. Alguns exemplos disso são o cinto de utilidades ( que todos sabem quem possui), as aranhinhas localizadoras do homem-aranha, entre outros. Os equipamnetos dos vigilantes é basicamente usados para entrar em lugares de difícil acesso, e coisas úteis que servem na maioria das situações. A seguir você terá uma pequena dos equipamentos mais comuns :

Gancho com disparador ( 3 metros de corda )
Capsulas de fumaça
Rede com disparador
Descodificador portátio (serve para descobrir senhas eletrônicas)
Mini estojo de primeiros socorros
Máscara de oxigênio (portátio)
Mini lança-chamas
Estojo com várias ferramentas
Corda (super resitente)
Cinto de utilidades (pode carregar todos os equipamnetos citados acima e muito mais)

1.9 Artefatos mágicos

Alguns personagens super normais usam artefatos mágicos para conseguirem alguns poderes, e assim se sobressaírem no meio dos super poderosos. Mas apesar desses personagens não possuírem poderes, eles podem não ser considerados por muitos como sendo um super normal. O motivo? Seu artefato mágico é muito poderoso e o deixa até mais poderoso que os próprios meta humanos. Mesmo assim vamos trata-los como vigilantes (ou super normais) um pouco acima da média. Você pode dar algum artefato mágico ao seu vigilante, mas deve pedir permissão ao GM, que por sua vez pode exigir pontos de criação em troca do tal artefato. Os artefatos mágicos podem ser anéis, bastões e até armas de fogo ou o que você quiser, mas procure não exagerar nos poderes do seu artefato. Mas isso só é válido se seu personagem for um vigilante.

1.10 Meio de transporte
Outro ponto importante na criação de um vigilante. Qualquer bom vigilante que se preze possui um meio de transporte personalizado. justiceiro por exemplo possui uma bela moto, enquanto Batman, como todos sabem possui o batmóvel e mais trocentos meios de transportes personalizados, o herói solo usa um teleportador, e há àqueles heróis que preferem pular de prédio em prédio, não, não estou falando do homem-aranha, mas sim do Demolidor que apesar de possuir àquele radar pode ser considerado um super normal. A questão é que seria bom seu vigilante possuir um meio de transporte que desse mais força a sua personalidade, pense em algo original, ou então copie do seu herói favorito.

1.11 Base secreta
Como todos sabem heróis possuem bases secretas. Não é de muita importância quando seu vigilante faz parte de algum super grupo, mas é útil quando se estar apenas de passagem por esse grupo, ou quando ainda o vigilante não tenha confiança nos seus parceiros superpoderosos. Apesar disso é uma questão a se pensar. digamos por exemplo que a base superconhecida do grupo superpoderoso seja atacada e destruída, onde os heróis iriam se estalar ? nesse caso a base secreta do vigilante seria bem útil. Ou se ele quisesse fazer uma investigação secreta sobre um possível espião no grupo. Existem vários motivos para se ter uma base secreta, mas isso iria custar muito dinheiro ao vigilante, e perda de tempo para o criador desse personagem. Mas se para você uma base secreta for útil, por que não tê-la. Mas uma vez aconselho a dar uma olhada nas boas revistas para ter idéia de como seria uma base secreta, mas se você não tiver uma revista na mão, eu darei algumas dicas.

   Escolha um local onde ninguém imagine que há uma base secreta. Embaixo de sua mansão, nos esgotos da cidade, em uma velha Igreja... Seja criativo e cauteloso, você não vai querer que todos saibam onde fica sua base secreta.
   Um nome. Sua base precisa de um nome, você pode pular essa parte, mas se quiser dar um nome a sua base seria legal um que combinasse com seu vigilante.
   Equipe sua base, ela deve possuir os computadores mais avançados, os softwers mais modernos. E não esqueça o sistema de segurança. O bom mesmo é um sistema que reconheça a voz do seu dono, ou a digital. Cameras e microfones são ideais para localizar possíveis intrusos do lado de fora de sua base secreta.
   Um caseiro, ou um androide para fazer pesquisas enquanto você está na cena do crime, algo como Alfred serial muito bom. Um inventor também seria útil em sua base secreta, alguém para inventar armas novas e novos programas de segurança.
Pronto, com essas rápidas e simples dicas sua base secreta estará pronta para acomodar seu héroi. Boa caçada !




Aqui chega ao fim meu modesto suplemento para Powergame 5ª edição, espero que tenha gostado do que leu e que as informações aqui contidas sirvam de alguma maneira para sua campanha.