AD&D - Novos Heróis Três novas raças para os heróis de AD&D... "Achei que era mentira do sábio, jamais imaginei que alguém poderia ser tão forte e resistente... Ele tinha mais de dois metros de altura, e seus chifres tinham o tamanho de uma espada de porte pequeno. 'Deve pesar o mesmo que três homens', pensei, enquanto o chamado 'minotauro', que julgava ser apenas um membro de uma raça de bestas criada pelos deuses apenas como divertimento, dava-me provas da existência de alguma racionalidade..." Arthur Magler, bardo e andarilho, ao ver um minotauro pela primeira vez.
Um dos maiores pontos de interesse dos jogadores, ao criar novos personagens, é escolher a raça. Quanto mais diferente, melhor, para muitos dos RPGistas mais imaginativos. E o que pode ser melhor para estes jogadores que jogar com um elfo, um anão ou um kender, raças exóticas e cheias de idéias interessantes para personagens? Porém, os jogadores mais experientes, após experimentar todas as raças encontradas no Livro do Jogador, e em alguns suplementos, ficam entediados. Parece que todos os anões, todos os elfos, todos os kenders, enfim, todos os semi-humanos, ficam tão comuns quanto os humanos normais. E, nessa hora, é que nós trazemos 3 raças diferentes, não encontradas no Livro do Jogador, sendo uma completamente original, e duas adaptações de criaturas do Livro dos Monstros. Você, DM, pode estar se perguntando se estas raças não podem desequilibrar a sua campanha. Acredito que não, já que todas possuem suas limitações de acordo com suas capacidades, e os atributos requeridos nem sempre são fáceis. Além do mais, centauros e minotauros são utilizados no cenário Dragonlance, da TSR, da mesma forma que os kenders e elfos do mar, já mostrados na Dragão Brasil, e nunca houve qualquer problema - pelo menos em minha campanha. E se você, jogador, estiver lendo este artigo e quer usar uma dessas raças, leve uma cópia dele ao seu DM e peça com jeitinho... E, se você gostaria de restringir o acesso a estas raças, converse bastante com seus jogadores, falando sobre os antecedentes do personagem. Se ele realmente quiser utilizar uma raça especial não por causa das habilidades, e sim pela oportunidade de interpretar, ele achará um meio de adequá-lo à sua campanha. Numa próxima oportunidade, posso contar como transformei um personagem minotauro de caçador de recompensas barato em astro da campanha... Mas, por enquanto, conheça as novas raças de personagens, e divirta-se!
Meio homem, Meio fera:
Os minotauros têm várias lendas para se referirem ao início de sua raça. A mais aceita por eles é de que o Deus da Guerra decidiu armar os exércitos do mundo para a Batalha Final, onde o deus vencedor tomará o mundo. Ele deseja que sua facção seja vitoriosa, portanto armou os minotauros com suas incríveis capacidades para a guerra. Entre os humanos, as lendas sobre minotauros inteligentes contam a história de um grupo de mercenários que foram amaldiçoados por um feiticeiro, e aprisionados em suas formas grotescas. Se a história é verdadeira, esse feiticeiro criou as mais mortais armas de guerra que já surgiram. Os minotauros amam sua raça, e fazem qualquer coisa para defender seus irmãos. Eles veneram os chifres que ornamentam as cabeças dos machos, e um dos maiores sinais de poder entre os minotauros é o tamanho dos chifres, que podem chegar a 30 cm. Os minotauros são excelentes guerreiros, e costumam trabalhar como soldados e mercenários em quase todas as partes do mundo. Eles adoram os prazeres terrenos, apreciando boas bebidas, mulheres e ouro. Os minotauros costumam ser intolerantes, teimosos e capazes de enlouquecer em fúria, mas são mansos com seus aliados mais fiéis. E sempre cumprem um pacto, não importa o custo: é uma das razões que levam os humanos a acreditarem na possibilidade de uma maldição. Os minotauros devem ter, durante a criação do personagem, Força 14 e Constituição 12. Nenhum atributo de um minotauro, após a aplicação dos redutores, pode ser inferior a 3. Eles ganham, além dos bônus em atributos, várias vantagens:
Os centauros são seres da floresta, que evitam a companhia de homens. Eles gostam de lugares calmos, como pastagens e florestas, onde podem habitar sem ser incomodados por humanos ou raças malignas, como goblins ou ogros. Eles são exímios arqueiros, e guerreiros habilidosos. Os centauros vivem em harmonia com a natureza, e muitos nunca chegam a sair de suas tribos, mas alguns decidem se aventurar no mundo dos humanos, e ter uma vida de aventuras. Um desses heróis isolados é o personagem. Os centauros estão ligados à honra e à proteção de sua raça. São orgulhosos, corajosos e reclusos, dificilmente fazendo amigos entre os humanos. Quando um centauro se liga por amizade a um grupo, esse elo só pode ser quebrado com a morte. A fidelidade de um centauro, sua falta de cobiça ou interesse por tesouros - eles preferem ser deixados em paz, ou apenas comer boa comida e bebida -, bem como suas habilidade no combate tornam os centauros membros valiosos para qualquer grupo. Os centauros possuem a mesma consciência dos Homens-fera e elfos pela natureza, e sabem como conviver com ela sem destruí-la. Não são raros os centauros que optam pelo caminho dos druidas, a fim de proteger a natureza. Os centauros são honrados e justos. Todos eles devem possuir uma Tendência Boa. Eles são quietos e pacatos, embora alterem-se completamente sob o efeito do álcool. Os centauros protegem sua raça com todas as forças, especialmente as fêmeas e as crianças, e os mais antigos. Eles não gostam de ambientes fechados, preferindo grandes áreas, onde podem disparar seus arcos e correr livremente. Alguns deles possuem medo de altura, que os faz tomar atitudes violentas quando expostos a locais muito altos e desprotegidos. Os centauros devem ter, durante a criação do personagem, Força 10, Destreza 6 e Constituição 10. Nenhum atributo de um centauro, após a aplicação dos redutores, pode ser inferior a 3. Eles ganham as seguintes vantagens:
Os Homens-fera aparentam-se com uma mistura dos humanos com os grandes gatos, como leões, panteras e jaguares. Eles podem possuir pêlos variando entre o dourado e o negro, embora a cor mais comum seja o negro azulado. Seus olhos possuem pupilas como as de gatos, e possuem caudas longas, chegando aos 70 cm. Os Homens-fera não gostam de habitar as terras humanas, preferindo recolher-se em florestas isoladas e bem protegidas. Eles possuem um relacionamento amistoso com os elfos, embora partilhem do amor pela guerra tanto quanto os humanos. Os Homens-fera são seres apaixonados pela natureza, gostando de viver o máximo possível ligado ao instinto e à natureza. Quando decidem buscar mais mistérios e aventuras fora dos domínios de suas tribos, os Homens-fera se juntam a humanos e, especialmente, elfos, em busca de missões. Eles apreciam a magia, até mais que os elfos, e buscam itens mágicos avidamente. Eles respeitam e apreciam a batalha, embora prefiram viver em paz. Faz parte das leis da natureza que os mais aptos sobrevivam, e, se a luta é o veículo da escolha natural, eles a admiram. Quanto aos centauros, os Homens-fera já tiveram inimizades com a raça, mas agora todos estão em paz, graças à ação dos elfos. Os Homens-fera são diversos na questão de personalidades. A maioria é amante da natureza e da beleza, apreciadores do que há de melhor na vida, hedonistas. Alguns são selvagens e arredios, enquanto outros se apaixonam por humanos ou elfos, e vivem à procura de conforto. Alguns deles preferem o isolamento, enquanto para outros a vida sem companhia é pior que a morte. Os Homens-fera podem ser tão diversos quanto os humanos, e ter tantos defeitos e qualidades quanto eles. Os Homens-fera são obstinados, e nada pode desviá-los de seus objetivos, não importa quais sejam eles. Todos os Homens-fera são de Tendência Boa.
Marcelo Sarsur
|