Novidades
O Canto do Bardo
RPGs gratuitos
AD&D
Storyteller
GURPS
Só Aventuras
Tagmar
Desafio dos Bandeirantes
Outros Sistemas
Trovas do Mestre
Links
Downloads
RPG Quiz
Classificados
Lista Bardos
Página Inicial
RPG no IRC
Contato

PBeM

Jogue RPG sem sair de casa!

Uma das formas de RPG mais difundidas entre os usuários da Internet é o Play By e-Mail, o PBeM. Nele, todos os participantes formam uma lista de e-mails, para a qual mensagens com descrições dos acontecimentos do jogo. Os personagens respondem à Lista, ou apenas ao Mestre, e da reunião das ações de todos, surge a história em si. E ainda mais importante, esta é a forma mais fácil dos RPGistas isolados conseguirem um grupo de jogo em cidades onde há acesso à Internet, mas não jogadores disponíveis.

Antes de tudo, os participantes de um PBeM deve seguir às especificações do Mestre. Em geral, há a divulgação do PBeM (veja mais à frente como registrar o seu PBeM na Bardos a Bordo), os contatos feitos pelos jogadores interessados, a criação de personagens, que devem ser aprovados (ou não) pelo Mestre, e o início do jogo propriamente dito. A maioria dos PBeM são jogados por e-mail, mas alguns usam o IRC, que permite respostas mais rápidas e um andamento de jogo mais parecido com o "RPG de mesa" comum.

A forma mais comum de mensagens do Mestre são as notas públicas, declarando o estado geral para todos os jogadores. Esta nota pode conter diálogos entre os NPCs e/ou um resumo das últimas ações praticadas pelos jogadores. Se há alguma informação destinada a um único jogador ou a um pequeno grupo de jogadores, esta mensagem deve ser mandada em separado da nota pública. Em resposta, os jogadores enviam uma outra mensagem, ao Mestre e aos outros jogadores descrevendo o que ele faz em sua ação na situação dada. Se a ação não é visível a todos os personagens, o jogador deve mandar a mensagem com sua ação apenas para aqueles que podem "vê-lo". O ciclo de mensagens se repete, e o jogo começa de verdade!

Um dos termos mais comuns em PBeM é "Lurker". Um Lurker é um participante do PBeM que não possui um personagem, apenas recebem as mensagens enviadas à lista. Isto permite que esta pessoa participe da história como observador, quase como alguém lendo um livro ou vendo um filme. É educado permitir lurkers em seu PBeM, mas se você não os quiser, apenas especifique que não os deseja.

Algumas dicas são vitais para o bom seguimento de partidas de RPG via e-mail. Veja algumas informações e idéias para manter um PBeM de qualidade:

  • Domine o sistema a ser usado no PBeM:

    Esta dica deveria ser utilizada não apenas em PBeMs, mas em todos os jogos de RPG. Se o DM, GM ou Narrador ainda não se senta confortável com as regras do RPG que joga, deve evitar um PBeM, já que pode lidar com qualquer tipo de jogadores, incluindo os advogados de regras, os overpowers, e outras espécies de RPGista que não facilitam em nada a vida do Mestre.

  • Tenha disposição para receber mensagens:

    Se você não possui tanto tempo assim para responder os e-mails que chegarão dos seus jogadores, não comece um PBeM. Ele exige bastante disposição e capacidade para lidar com pessoas diferentes. Se você não pode dar uma resposta quase que imediata (um prazo de 24 horas é razoável, a partir do recebimento), o jogo, que já não tem muita velocidade, acabará tornando-se praticamente estático.

  • Escolha bem os personagens:

    Cuidado com personagens muito poderosos, ou cheios de habilidades. E tenha sempre as fichas de personagem ao seu lado, para evitar qualquer tentativa de trapaça na hora que a coisa ficar feia para o lado dos jogadores...

  • Limite o número de pessoas:

    Um PBeM muito grande exige muita disposição do Mestre, e muito cuidado. É possível guiar um PBeM com 20 pessoas, mas você consegue dar um atendimento individual a todos? Se conseguir, até faça-o, mas, se até nas sessões de mesa comuns você tem problemas em dividir sua atenção igualmente, comece com 5 ou 6 jogadores, até menos.

  • Reduza ao máximo os combates:

    Se os combates no RPG comum já consomem tempo, imagine em um PBeM. A regra é evitar ao máximo qualquer forma de conflito físico, ou resolvê-lo rapidamente, sem envolver dados rolados ou coisas do tipo. Um combate de Vampiro, da forma mais simples, exigiria 3 trocas de mensagens entre o jogador e o Mestre!

  • Se um jogador atrapalha, corte-o:

    Como Mestre, a sua função é manter o jogo correndo. Se você notar que um jogador perde muito tempo ao responder mensagens, ou não está acompanhando o ritmo do jogo, peça-o para continuar como um Lurker, ou para sair da lista. Ou ele assume sua posição, e colabora para o fluxo do jogo, ou você ficará livre de um problema (e, infelizmente, com um jogador a menos).

Acabadas as dicas, vamos ao Cadastro de PBeMs! Você pode, utilizando o formulário abaixo, enviar o seu próprio PBeM para divulgação na lista, ou procurar, entre os PBeMs disponíveis, aquele que você gostaria de fazer parte! Boa sorte em sua procura! Se você for cadastrar o seu PBeM, preencha os dados abaixo.

 

PBeMs já Inscritos:

Assine o PBeM da PowerForce!
Entre seu endereço de e-mail,
e clique em Join List
Powered by ListBot

--->

Sistema: Powergame
Mestre: Elimar
Número de Jogadores: no mínimo 10, no máximo 20
Número de Lurkers: n/a
Descrição: Os personagens são super-heróis enfrentando a chamada Era de Apocalipse, eles terão de lutar não só com o Apocalipse, mas terão de sair daquela época, achar o cristal Mikraan, etc... O jogo se passa na Dimensão Alternativa de Apocalipse, em que ele é o rei supremo. Os jogadores são obrigados a escolher personagens já existentes da Marvel.

Sistema: Powergame ou Storyteller
Mestre: Diego Fernandes
Número de Jogadores: 10
Número de Lurkers: 5
Descrição: Agentes do FBI, em um mundo (quase) normal, tentando descobrir conspirações.

Sistema: Storyteller
Mestre: Leandro
Número de Jogadores: 5
Número de Lurkers: n/a
Descrição: Os personagens serão lobisomens, em uma cidade nos Estados Unidos; estilo punk-gótico, com um pequeno Caern numa floresta protegida pelos Garous. Os personagens foram acusados de matarem pessos nos becos da cidade; eles terão que provar que não foram eles, achar o verdadeiro culpado. Todos os personagens serão obrigados a falar como foram acusados (estavam na cena do crime, etc).

Sistema: D&D/AD&D
Mestre: João Cezar Varella
Número de Jogadores: 4 a 7
Número de Lurkers: 5
Descrição: Os personagens são convocados por deuses para uma aventura que pode decidir o destino não só de seu mundo mas do universo. O jogo se passa em Lorbenia, um mundo que eu criei, e reserva surpresas!

Sistema: GURPS
Mestre: Knight_PoA
Número de Jogadores: 10
Número de Lurkers: n/a
Descrição: É um mundo medieval para PCs de 200 pts, no qual muitas coisas estranhas poderão acontecer... É ver pra crer!

 

Nome:
E-Mail:

Qual é o sistema utilizado em seu PBeM?
Se for outro o sistema, qual é?

Quantos serão os jogadores do PBeM?
Você permite a participação de Lurkers? Sim Não
Se sim, quantos Lurkers?

Faça uma breve descrição dos personagens a serem construídos, o mundo de jogo e a ambientação na qual o seu PBeM acontece. Seja objetivo e esclareça os pontos-chave da sua campanha: