Lobisomem - O Mundo Espiritual

Saiba mais sobre a Umbra, seus mistérios e seus habitantes

Umbra. Para os Garou, o Solo Sagrado onde a Mãe Gaia reside, o Mundo onde seus Totens Espirituais podem ser acessados mais facilmente, o local onde as mais terríveis e importantes batalhas contra a Wyrm ocorrem. É também onde a Wyrm possui seus campos mais poderosos, em cantos da Umbra cujo nome já faz tremer até mesmo o mais venerável Ancião.

Mas a Umbra é muito mais que um refúgio para os Espíritos e para os Garou em perigo: ela é a "cola" que mantém os títulos da Série Storyteller unidos, como Mago: A Ascensão e Wraith: The Oblivion. Há um suplemento que detalha um pouco mais o Mundo Espiritual (Umbra: The Velvet Shadow, sem tradução para o português), mas além disto, nada mais é sabido sobre o lugar mais importante de todo o Mundo das Trevas. Um local tão importante não pode ser mal detalhado, ou a sua crônica é que vai sofrer as conseqüências... Se você buscava informações sobre a Umbra, achou o lugar certo...

Atenção: este artigo agrupa as informações sobre a Umbra encontradas nos livros Lobisomem: O Apocalipse e Mago: A Ascensão, e algum material inédito. Ele deve ser utilizado pelo Narrador como um guia de referência em crônicas passadas no Mundo Espiritual.

 

As várias partes da Umbra:

A Umbra recobre o plano físico, e está eternamente separada deste pela barreira denominada Película. A Umbra possui partes distintas, como a Penumbra, a Umbra Rasa, a Umbra Média, a Umbra Profunda e a Umbra Baixa. Nesta parte do artigo, discutiremos um pouco sobre a geografia da Umbra, o que facilita um bocado para aqueles que não entenderam direito a "mecânica" do Mundo Espiritual, ou aqueles que não possuem o livro Mago: A Ascensão, que divide de uma forma mais simples este plano.

  • Película:

    A Película é a barreira que separa o mundo físico do mundo espiritual, gerada em tempos anteriores à humanidade ou aos Garou. Esta barreira solidifica-se cada dia mais, o que significaria uma grande vitória da Wyrm e da Tecnocracia sobre os Garou e as Tradições. A Película é cercada pela Periferia, uma zona entre o mundo cotidiano e os locais místicos, normalmente locais com a menor dificuldade de transição para a Umbra.

  • Umbra Rasa:

    A Umbra Rasa é a região mais facilmente atingida pelos Garou e Despertos, e a que mais será utilizada em sua crônica, com certeza. Aqui encontra-se a Penumbra, a zona onde o mundo físico é refletido conforme a "aura" de objetos e pessoas (e onde o Narrador deve caprichar em suas descrições de como a cidade é contaminação da Wyrm...). Os Domínios são pedaços da Penumbra tomados por conceitos em especial, especialmente causados por fortes emanações vindas do mundo físico. Um local onde situa-se uma igreja é um solo sereno e calmo, enquanto um depósito de lixo refletirá a decadência que representa na Terra. Alguns Reinos podem ser encontrados nesta parte da Umbra, mas eles são mais fracos que seus semelhantes na Umbra Média ou Profunda.

  • Umbra Média:

    A Umbra Média é o local onde situam-se os 13 Reinos Próximos, e não na Umbra Rasa. Estes locais, desde domínios cobertos pela influência da Wyrm ou da Weaver até paraísos onde a Wyld reina absoluta, são melhor descritos no livro básico de Lobisomem.

  • Umbra Baixa:

    Este é o reino dos mortos, onde está situado o Underworld (Submundo) dos Wraiths, os espíritos atormentados do Mundo das Trevas. É um lugar evitado pelos Garou, já que uma visita a este território pode significar uma passagem apenas de ida para a morte...

  • Umbra Profunda:

    Na Umbra Profunda reside a Tríade: Wyld, Weaver e Wyrm, em seu ciclo caótico, e cada qual em seu domínio. Desta parte da Umbra vazam as influências de cada membro da Tríade para o resto da Umbra e para o mundo físico. Na Umbra Profunda também encontra-se o "Mundo das Idéias", onde todos os conceitos, projetos, equações e sonhos estão (para mais detalhes, procure entender a filosofia de Platão, de onde estas idéias certamente foram retiradas. Quem disse que RPG não é cultura?).

 

Viagens pela Umbra:

Certamente, a sua crônica deve ter muito mais a fazer além de passear pela Umbra combatendo Malditos e caçando Englings. Você deve ter planejado batalhas a entrar para o repertório de lendas dos Garou, tramas malignas a serem desbaratadas, e mais várias outras oportunidades de boas histórias. E se os personagens desenvolverem um gosto exagerado quanto ao Mundo Espiritual?

Claro, eles podem ter imaginado apenas os lados bons da Umbra: refúgio de balas de prata, um local sem poluição, onde qualquer distância é curta, e os sonhos estão ao alcance da mão... Mas a Umbra também pode ser um lugar bem ruim... Lá, a Harano é muito potente, pois os Garou vêem a cada minuto o que a Terra deveria ser. E também os fossos da Wyrm estão mais fáceis de serem alcançados por acaso...

Se a Umbra for usada pelos personagens apenas como um local para fugir das ameaças ou problemas da Terra, lembre-os que Gaia depende deles, ou ainda, se nem este argumento os convencer, crie algumas dificuldades para a travessia da Película, ou a abertura de Pontes da Lua. Afinal, a Wyrm está avançando cada vez mais...

 

Garou e Despertos - como eles se relacionam?

Os Magos de todas as Facções também caminham no Mundo Espiritual. Mas como é o relacionamento entre os Garou e seus "hóspedes" dentro da Umbra?

É conhecida a forte aliança entre os Oradores dos Sonhos e os Garou, todos empenhados na salvação de Gaia e da Magia do mundo. Os Garou trocam informações com os Oradores, em troca de ajuda na luta contra as forças da Wyrm (incluindo aí os Nefandi). Os Filhos do Éter, outra Tradição que também freqüenta a Umbra constantemente, não são bem vistos pelos Garou, por seus modos estranhos e aparatos Científicos; apenas alguns Portadores da Luz entendem os anseios desses Despertos por Criatividade e Ciência. Os Andarilhos do Asfalto e os Adeptos da Virtualidade são aliados na difusão e no uso da Grande Teia Umbrática, e de seu braço terrestre, a Internet. O Coro Celestial alia-se freqüentemente aos Filhos de Gaia, enquanto a Irmandade de Akasha e os Portadores da Luz partilham segredos marciais. Os Verbena e os Fianna aproximam-se por causa do parentesco racial entre os hominídeos da Tribo e os Despertos.

As outras Facções têm pouco a ver com os Garou; os Tecnocratas são vistos como criaturas da Weaver, e responsáveis por parte da degradação de Gaia. Já os Nefandi são caçados pelos Garou com empenho, já que a Marca da Corrupção macula para sempre seus espíritos.

 

Marcelo Sarsur

 

Volta à Página Anterior